Tacinha Araguaia atinge edição histórica com 33 equipes e 400 atletas

Tacinha Araguaia atinge edição histórica com 33 equipes e 400 atletas
Ação faz parte do projeto Educando para Ressocializar, desenvolvido em Alto Araguaia. Além das atividades de corte e costura, reeducandos tem aulas de música, de informática, alfabetização e de incentivo à leitura Alto Araguaia, MT – Os reeducandos da cadeia pública do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) garantiram a entrega de 617 uniformes para alunos da rede escolar de ensino e mais 50 lençóis para o Hospital Municipal local. Todo material foi produzido por meio de mão de obra dos apenados que integram o projeto Educando para Ressocializar que desenvolvem atividades de corte e costura. O trabalho foi elogiado durante o ato de entrega realizado no final da manhã desta sexta-feira (14) na unidade prisional. [caption id="attachment_26430" align="alignleft" width="319"]DSC05666 50 lençóis foram entregues nesta sexta-feira. Previsão total de confecção é de 280 unidades[/caption] A qualidade, o acabamento e o capricho na produção dos lençóis e camisetas chamam a atenção. Atualmente, diversos projetos que visam a ressocialização do reeducando são desenvolvidos no local, entre eles, aulas de música, de informática, alfabetização e de incentivo à leitura. A solenidade de entrega dos uniformes e dos lençóis foi prestigiada pelas secretárias de saúde, Martha Maia Brandão, de educação Abilene Antônia Bastos de Queiróz; pelo promotor de justiça Márcio Florestan Berestinas; major e comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, Fernando Augustinho Galindo e delegado de polícia Civil, José Mauro. “Temos que agradecer a todos por essa doação que foi a custo zero. O acabamento dos lençóis é muito bem feito. Os reeducandos estão entregando produtos de excelente qualidade”, elogiou a secretária de saúde, Martha Maia Brandão. Além destes 50 lençóis, outros 17 já haviam sido entregues. A previsão é de que o hospital receba 280 unidades, todas produzidas pelos reeducandos. A secretária de educação, Abilene Bastos, ressaltou que a ação beneficia diretamente os alunos da rede pública de ensino. As 617 camisetas vão beneficiar alunos matriculadas na Escola Adalcy da Conceição Rodrigues, no Bairro Gabiroba. Essa foi apenas a primeira etapa de entrega de uniformes prevista para este ano. Para confecção do material, a prefeitura repassa as malhas. “O projeto é muito importante, porque ajuda tanto o município quanto os reeducandos. Muitos em breve levaremos também para outras escolas. Estamos satisfeitas com o trabalho e pedimos a Deus que ilumine a todos os envolvidos”, disse. [caption id="attachment_26431" align="alignright" width="319"]DSC05682 Secretária de Saúde Martha Maia e promotor de justiça, Márcio Florestan, observam os lençóis confeccionados[/caption] O projeto Educando para Ressocializar é desenvolvido em parceria entre a direção da unidade, prefeitura municipal, Poder Judiciário e Ministério Público. “É mais uma entrega de uniformes e agora também 50 lençóis que saem prontos para o Hospital Municipal. Estamos muito felizes com essa parceria”, disse o diretor da cadeia pública de Alto Araguaia, Luiz Gustavo. Além do trabalho de confecção de camisetas de lençóis, o projeto Educando para Ressocializar vai ampliar a atuação em Alto Araguaia. Já está em fase final de construção o espaço para implantação de uma fábrica que terá capacidade de produzir 3,5 mil tijolos e bloquetes ecológicos por dia. “Para ser distribuído a famílias carentes que tem por objetivo construir sua casa própria. Essas famílias serão previamente cadastradas pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e a partir de então serão contempladas com os tijolos. As famílias que já possuem residências e que querem ampliar também poderão ser contempladas”, antecipou o promotor Márcio Florestan Berestinas.